8 de junho de 2009

O planeta movido a internet é escravo da Tecnologia

Recebi esse repente de um professor amigo, mas como o power point era muito grande, utilizei um link para o you tube.

Trata-se de um repente dos Nonatos, no qual eles fazem uma viagem crítica pelas TIC e pela influência destas na nossa vida.

Vale a pena confeirir!

O planeta movida a internet é escravo da tecnologia!

5 de junho de 2009

Sobre o moodle...

Tenho atuado como professora online do curso de Matémática da UAB, que utiliza o Moodle como AVA-Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Pretendo colocar aqui algumas observações sobre esse ambiente, que apesar de ser bastante acessível para os alunos e "livre", tem algumas restrições.

1º: Sobre a Ferramenta Feedback: os textos e atividades enviados pelos alunos para correção não podem ser devolvidos a eles com as devidas observações. Por isso, preciso escrever um resumo sobre como estava a atividade, mas seria bem mais proveitoso se fosse feito diretamente no arquivo, com comentários em cada ponto desejado.

2º: Tarefas Enviadas: o moodle apresenta, na tela de Tarefas, o número de tarefas enviadas até o momento. Para fazer as leituras, basta clicar neste texto e tenho acesso à lista de atividades por aluno. O grande problema é que, caso receba alguma atividade nova ou algum aluno faça uma alteração, o moodle não destaca esta tarefa das demais, que já foram corrigidas, exigindo do professor que acesse todas as tarefas enviadas novamente, sempre que precisar atualizar as avaliações.

Fica aí a dica para os colaboradores do moodle pelo mundo (acho que vou escrever pra eles através do http://www.moodle.org.br).

2 de junho de 2009

O que fazer quando meu aluno...

... copia e cola da internet e não cita as fontes?

Explico a ele sobre os direitos autorais, mostro de onde ele copiou e ensino como fazer uma citação segundo as normas da ABNT.

E viva a compreensão!

Para refletir...



Recebi essa frase do meu amigo José Rosa, muito interessante para refletir sobre a função dos pais e professores na educação ambiental.





"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para seus filhos...Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


1 de junho de 2009

Tecendo o saber

Uma aranha tecendo a sua teia, o tecelão trançando os fios no tear, a feitura do crochê, do tricô, do bordado. Todas essas práticas nos remetem à delicadeza, paciência, dedicação na realização de uma tarefa que, ao final, culmina com a admiração, a sensação de dever cumprido e, em muitos casos, com o encher as vistas, o coração e, por fim, a alegria de saber que contribuiu para que a beleza ou algo útil fosse criado.

Será diferente a nossa tarefa? No escolher uma forma de atuação, basear nessa atuação a distribuição dos conteúdos e, por fim, a melhor parte: Dividir com os alunos as propostas existentes. Não, nossa tarefa não é muito diferente das citadas acima. Com delicadeza, dedicação, paciência, ajudamos a tecer os fios do saber, do conhecimento, e essa é uma tarefa por demais envolvente, instigante e, às vezes, árdua. Ela também pressupõe parceria, a parceria dos alunos, que nem sempre se faz presente.

Não lamentemos, sigamos, dediquemo-nos. Não esperemos que os frutos sejam colhidos a curto e médio prazo. Talvez só nos caiba espalhar essas sementes do saber. Mais adiante, quando talvez nem esperemos mais, é bem provável que contemplemos o tal fruto. Que fruto? A contemplação da transformação do outro, daquele aluno que cresceu, floresceu, está também espalhando sementes. Só isso já vale o trabalho de toda uma vida.

Sigamos adiante colegas. Façamos a nossa parte na construção de uma nova realidade, que só será possível mediante o nascimento e transformação das pessoas. E nesse processo, nós professores somos... indispensáveis.

Se trabalharmos com uma grande vontade de que tudo dê certo, boa parte do caminho terá sido trilhada. Não esmoreçamos.

Jornal Virtual Profissão Mestre - 15/05/2009
Vera Lúcia Araújo da Silva