28 de março de 2012

1º Encontro sobre Cibercultura, Mobilidade e Práticas Educativas

30 e 31/03 serão dias de muita aprendizagem aqui no Senac-Ba. Estamos com uma pragramação especial para esse que será o 1º de muitos encontros sobre Cibercultura.

Maria Conceição Ferreira, que agora é a coordenadora da Pós-EaD do Senac-Ba está se empenhando ao máximo para que tudo seja perfeito, e pra isso conta com o apoio de uma equipe muito especial.

Dia 30/03 temos uma palestra com Edméa Santos, expert na área de cibercultura e que, quem diria, começou a trilhar seus caminhos na educação aqui no Senac-Ba, como professora de informática (mundo pequeno, né?).

Dia 31/03 teremos 5 palestras pela manhã e 3 oficinas pela tarde, da quais serei responsável por uma: Criação de Cursos Online no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Estou nervosa, essa será minha primeira oficina. Estou tentando organizar as ideias para que caiba tudo em 2 horas (praticamente impossível!).

Vai ser lindo!


Despedida? ou De quem é o filho?

Dia 24/03 fizemos a abertura da 3ª turma do curso de Raciocínio Lógico na Prática Docente.

Este curso, que foi minha primeira experiência com criação de cursos online, tem um lugar especial nas minhas memórias. Foi minha criação, assim como um "filho". Eu idealizei, procurei materiais para compor o curso, publiquei-o no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, cuidei do designer e atuei como tutora (e porque não dizer coordenadora) em todas as suas edições.

Agora chegou o momento de deixá-lo. Com a minha mudança de função (de tutora para Designer Instrucional) tenho que "passar a bola" para outro turtor, que a partir da 4ª turma será o responsável por ele. Não é fácil se desapegar de algo que se sonhou e "namorou" tanto. Estou me sentindo como numa festa de despedida, quero que essa 3ª turma seja ainda mais especial que as duas outras, mas a sensação de término dessa etapa está me deixando muito agoniada.

Cristiano Bahia será meu substituto. Ele está sendo aluno neste grupo para assumir os próximos com mais autoridade no tema. Vou me controlar para não influenciá-lo muito nas suas ações como tutor, mas sei que não será fácil.

Vou tentar me concentrar nas palavras de Natália Portela: "só o que é propriedade nossa é o conhecimento!".

Abertura do curso de Tutoria Online

Dia 17/03 iniciamos mais uma turma do Curso de Tutoria Online aqui no Senac-Ba. Esta já é a 8ª turma.

É muita responsabilidade trabalhar com a formação de tutores, que é uma profissão nova e cheia de dúvidas sobre o que é ou não função do tutor. Pensando sobre a nossa prática de trabalho chego à conclusão de que o tutor precisa estar envolvido com tudo, da idealização do curso, passando pela produção, execução e avaliação.

Esta é a foto que tiramos ao final do nosso encontro presencial. Turma animada, de formações das mais diversas. Temos muito a aprender juntos!

2 de março de 2012

Raciocínio Lógico na Prática Docente

Esta é a 3ª edição do meu curso online. Início: 24/03/2012. 
Ainda restam algumas vagas!