23 de agosto de 2016

Os brasileiros que foram separados à força de pais com lepra e lutam por reparação

Ler essa reportagem me fez lembrar do tempo em que frequentava a colônia em Betim e a mini cidade criada ao redor, chamada Citrolândia. Minha tia costurava para os moradores de lá, com quem tinha feito amizade durante as visitas ao sogro. Fui lá muitas vezes e pude conviver com pessoas de olhar triste, que nos enchiam de mimos e a quem fazíamos sorrir, pelo menos um pouco. 

Triste história de nosso povo...


http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36800589?ocid=socialflow_facebook
 

Sobre minhas avós

Não tive o privilégio de conhecer minhas avós, mas sei que foram mulheres fortes, guerreiras e que foram cedo demais pro outro plano. Essas aqui são minha bisa materna Sinh'Ana e minha avó Ana Cândida. Da minha avó paterna Maria Benfica nunca vi uma foto, mas ainda procuro com a família lá de Perdigão-MG.

Imagino que elas eram muito carinhosas, cheirosas e boas cozinheiras. Nos meus sonhos sempre as sinto me abraçando, e a casa tem sempre um cheiro de biscoito de polvilho frito, coisa bem mineira... 


Avós queridas, nunca as vi, nunca as abracei, mas vocês estão em mim, são parte de mim, eu vim de vocês e prometo fazer o melhor pra honrar essa dádiva que me deram: a vida!