22 de julho de 2010

"Carro apertado é que canta"

Não sei se esse ditado está correto, mas é assim que me lembro de ouví-lo: "Carro apertado é que canta", uma referência ao velho carro de boi, que meu avô carreava em épocas que eu nem pensava em existir...

Mas é assim que estou me sentindo, como um carro apertado (daí minha ausência aqui nesse espaço). O problema é que o carro não está cantando, está ficando tão apertado que não está conseguindo sair do lugar!

Grávida de quase 8 meses, concluindo a correção de 3 turmas online (aqui no Senac), com 2 disciplinas se encerrando na UAB e, ainda por cima, participando de um curso de Design Instrucional. Por favor, alguém me explica por que eu fui me envolver em tanta coisa num período que deveria ser mais ligth?

Pois é, essa sou eu, prestes a ter um filho e tensa, com medo do pedreiro não aparecer, do pintor não ter tempo e do quartinho do João não ficar pronto (nem roupas limpas ele tem, coitado).

Eis um dos problemas da docência online, não conseguir administrar o tempo, ou melhor, não conseguir se organizar para relaxar num período tão especial como este...

3 de março de 2010

Tutoria Online: 2 turmas de uma só vez!

É isso!
Teremos 2 turmas de formação de tutores online acontecendo de uma só vez.
Mas não acaba por aí: uma das turmas será formada por colegas da instituição, para auxiliá-los na sua prática que já começa no próximo mês. Pense na responsabilidade?
Terei muitas considerações para trazer pra cá!

Renovação!

Estão abertas as inscrições para a 2ª turma desse curso que é "meu filhote".
Idealizei, construi, atuei como Design Instrucional, editora e, finalmente, como tutora. Agora é hora de uma nova dose, repetir os acertos, consertar os erros, melhor aqui, alterar acolá...
Adoro essa característica da educação: FLEXIBILIDADE.

9 de fevereiro de 2010

(Re) começando minhas anotações

Depois de um final de ano atribulado, férias em Minas e a notícia de que vou ser mamãe, volto pra cá, onde pretendo colocar minhas reflexões, angústias e vitórias neste caminho novo (será?) que é a Educação Online.

Vejo um grande crescimento na oferta de cursos a distância e a falta de qualidade é um fator preocupante. Ou será que estou enganada?

Até que ponto estudar a distância, mesmo que sem qualidade, muda a visão de mundo dos alunos?

Será que, mesmo que a instituição escolhida peque pelo descaso e incoerência, o aluno consegue absorver informações que o auxiliam ao longo da vida e, neste processo, desperte para a importância de participar ativamente da sociedade, lutando por seus direitos e ideais, o que talvez não ocorra num curso presencial?

Acredito que a EaD, muito mais que uma possibilidade de conseguir um certificado, contribui para a autonomia do estudante, que sai de um ensino centrado na figura do professor e se vê, agora, sendo o centro do processo educativo.

Vamos pensar!!!