17 de setembro de 2009

Uma teia...


Durante as discussões no curso de Raciocínio Lógico na Prática Docente, iniciado há 4 semanas, muitas questões tem surgido, fora dos temas programados, o que está sendo uma experiência fascinante.
                                                   
Pesquisar textos, dividí-los com os alunos e também ler e discutir os que são sugeridos por eles tem sido um aprendizado constante (exaustivo, mas recompensador). 
                                                                           
Só a alegria de poder dividir com o outro as idéias, as leituras que acho interessantes, as pulgas que tenho atrás da orelha já bastam para continuar e querer fazer cada vez mais. 
                                                      
Hoje foi a vez de levar conforto a uma aluna, que diz ter pânico de matemática. Indiquei a ela a leitura de Ubiratan D'Ambrósio, educador brasileiro que muito tem feito pela formação de educadores matemáticos. 


 ..chama-se a atenção para a necessidade de se relacionar a matemática com os demais setores da sociedade, sobretudo reconhecendo os novos desenvolvimentos das ciências e da tecnologia. O grande desafio que nós, educadores matemáticos encontramos é tornar a matemática interessante, isto é, atrativa, relevante, isto é útil;  e atual, isto é, integrada no mundo de hoje (D'AMBRÓSIO, 2001, p. 14 - 15).


Sugeri a leitura do texto dele, chamado  Que Matemática deve ser aprendida nas escolas hoje?
                                                                               
E assim seguimos na Educação Online, como numa teia... uma questão leva a outra, que leva a outra, que leva a outra...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: